• 14370397_1775614919373848_919283494423810347_n
  • banersuperior
  • bannerbannersitecelsul
  • F08-9734oficial111
  • LOGOCELSUL

14159679 942142059245795 1689567041 n

 

"Ah, quem escreverá a história do que poderia ter sido?
Será essa, se alguém a escrever,
A verdadeira história da humanidade.

O que há é só o mundo verdadeiro, não é nós, só o mundo;
O que não há somos nós, e a verdade está aí."

Pecado Original, in "Poemas"
Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa.

 

A comissão organizadora do XII Encontro do CELSUL está promovendo a Campanha “Ajude a contar a história do CELSUL”. Essa campanha visa mobilizar todas as pessoas que participaram dos encontros, ao longo desses vinte anos, para que juntos possamos escrever a história do CELSUL. Como sabemos, os encontros do CELSUL são sediados em universidades da região sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul –, e recebem participantes de todo o Brasil e também estrangeiros.

Todas as quartas-feiras são publicadas, na página do evento no Facebook, postagens que contribuam para a historicização do CELSUL. Cada postagem referente à história do CELSUL é dedicada a um encontro. No último dia do evento, dia 14 de setembro de 2016, quarta-feira, publicaremos uma postagem referente ao XI Encontro do CELSUL, e, na semana seguinte, dia 21 de setembro, publicaremos a última postagem referente ao XII Encontro do CELSUL, já com as imagens que serão registradas no evento.

A campanha conta com a colaboração daqueles que participaram de edições do evento, que têm compartilhado conosco fotos de participação nos encontros, certificados, anais, folders, etc. Esses documentos nos ajudam a narrar a história dos encontros do CELSUL, a partir das memórias de seus personagens. Além disso, a organização dessa história, enquanto arquivo importante, visa compor um instrumento de pesquisa para aqueles que se interessam pela formação disciplinar contemporânea e pela Linguística no Sul. Por isso, convidamos a todos para participar dessa campanha e colocarem-se como personagens dessa história.

 

 

 

FUNDAÇÃO DO CELSUL

 

"Problemas de palavras, dirão. É uma infeliz homonímia própria a nossa língua que desgina com um mesmo nome [história] a experiência vivida, seu fiel relato, sua ficção mentirosa e sua explicação erudita." (RANCIÈRE, 1994, p.11)

             O Círculo de Estudos Linguísticos do Sul – CELSUL – foi fundado, no dia 05 abril de 1995, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por iniciativa do grupo de linguistas liderados por Fábio Luiz Lopes da Silva. Os membros da primeira e da segunda diretoria foram: Fábio Luiz Lopes da Silva, Carlos Mioto, Ruth Lopes, Roberta Pires de Oliveira, Maria Cristina Figueiredo e Silva, cuja gestão corresponde aos biênios 1995/1996 - 1997/1998. 
Na primeira Assembleia Geral Ordinária do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, realizada em 14 de novembro de 1995, foi aprovado e homologado o Estatuto do CELSUL que se constituiu como uma sociedade civil, sem fins lucrativos, destinada a reunir pesquisadores e estudiosos em Linguística com o objetivo de divulgar suas pesquisas em eventos científicos bienais.

fundaçao celsul

No dia 28 de abril de 1995, foi publicado no Diário Oficial – SC – N. 15.172, o extrato do estatuto do Círculo de Estudos Linguísticos, o qual possibilitou o registro da entidade em cartório no dia 05 de junho de 1995.

 

PRIMEIRO ENCONTRO DO CELSUL

 

             O I Encontro do CELSUL aconteceu há 20 anos no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos dias 13 e 14 de novembro de 1995.

ICELSUL

No segundo dia do evento, dia 14 de novembro de 1995, foi realizada a primeira assembléia ordinária do CELSUL.

 

 

SEGUNDO ENCONTRO DO CELSUL

 

              O II Encontro do CELSUL, assim como o I Encontro, também aconteceu no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos dias 10 e 11 de abril de 1997.

IICELSUL

Ata da Assembleia do II CELSUL.

 

 

TERCEIRO ENCONTRO DO CELSUL

 

              O III Encontro do CELSUL foi realizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 1999. O tema eleito para ser debatido no evento foi “A linguística no século XXI” e as áreas privilegiadas foram: Fonologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática. Entre os conferencistas, estavam presentes também pesquisadores americanos e holandeses. 

IIICELSUL

 Programação do III Encontro.

 

 

QUARTO ENCONTRO DO CELSUL

 

             O IV Encontro do CELSUL ocorreu em Curitiba, capital do Paraná, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), nos dias 16 e 17 de novembro de 2000. A diretoria esteve composta por José Borges Neto – Presidente, Maria José Foltran – Vice-presidente, Iara Bemquerer Costa – Tesoureira, Lígia Negri – Secretária. O encontro contou ainda com dois eventos integrados: VARSUL (Variação Lingüística Urbana na Região Sul do País) e ELLC.

IVCELSUL

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

 

QUINTO ENCONTRO DO CELSUL

 

                O V Encontro do CELSUL, assim como o encontro anterior, aconteceu em Curitiba, capital do Paraná, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), nos dias 17 e 18 de outubro de 2002.

VCELSUL

Certificado de participante do Encontro.

 

 

SEXTO ENCONTRO DO CELSUL

 

                  O VI Encontro do CELSUL foi sediado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis (SC), nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2004. O evento teve com temática “Mattoso Câmara – 100 anos”, em homenagem ao primeiro linguista brasileiro que, em 2004, completaria 100 anos de idade.

VICELSUL

Mapa.

 

 

SÉTIMO ENCONTRO DO CELSUL

 

                  O VII Encontro do CELSUL foi sediado na Universidade Católica de Pelotas, em Pelotas (RS), nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2006.

VIICELSUL

Mapa.

 

 

OITAVO ENCONTRO DO CELSUL

 

                 O VIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul aconteceu em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2008.

 

VIIICELSUL VIIICELSUL2

Imagem 1. Participantes do VII Encontro. Imagem 2. Caderno de Programação e Resumos.

 

NONO ENCONTRO DO CELSUL

 

                 O IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul aconteceu na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Palhoça – SC, nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2010.

 

IXCELSUL

 

Mapa.

 

 

DÉCIMO ENCONTRO DO CELSUL

 

O X Encontro do CELSUL foi sediado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Cascavel (PR), nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2012.

 X CELSUL

Mapa.

 

 

        Há, ainda, no site do Círculo, um espaço dedicado a este resgate da Memória do CELSUL. Através da publicação dos anais dos últimos 8 encontros, visa-se "viabilizar, de modo irrestrito e democrático, e para fins exclusivos de pesquisa, a consulta da produção científica apresentada e debatida nos Encontros da Entidade".


  

 

 

 

Conheça o campus da UFSM.

Clique no logo.

UFSM