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Versão em PDF aqui.

 

XII Encontro do CELSUL

100 anos do Curso de Linguística Geral: desdobramentos e perspectivas.

12 a 14 de setembro de 2016, UFSM- RS.

 

 

2ª Circular

11 de março de 2016.

       

  Apresentação

         A Diretoria do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (Gestão 2015-2016) tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para participar do XII Encontro do CELSUL, evento que acontece há 20 anos e que tem contribuído para a reflexão e divulgação do que desenvolvemos enquanto área, principalmente na região Sul. Em 2016, o XII Encontro terá como sede a Universidade Federal de Santa Maria e como temática os 100 anos de publicação do Curso de Linguística Geral: desdobramentos e perspectivas.

         Nesta segunda circular, gostaríamos de ressaltar aos participantes algumas informações importantes, como por exemplo, a divulgação do site do evento para as inscrições (http://celsul2016.ufsm.br); as alterações nas datas de início de inscrição e de pagamentos; a divulgação dos comitês científico e de honra, bem como outras informações pertinentes.

         Colocamo-nos à disposição para informações e dúvidas relativas ao evento através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

         Convidamos a todos para participar desse encontro e fazer parte destes 20 anos de história do CELSUL.

Eixos temáticos

1) Enunciação, texto, discurso: desdobramentos e perspectivas

2) Ensino e aprendizagem de Língua Materna: desdobramentos e perspectivas

3) Ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira/Línguas Adicionais: desdobramentos e perspectivas

4) Processamento da linguagem: desdobramentos e perspectivas

5) Descrição linguística e gramatical: desdobramentos e perspectivas

6) Variação e mudança linguística: desdobramentos e perspectivas

7) Estudos da tradução e do léxico: desdobramentos e perspectivas

8) História das línguas: desdobramentos e perspectivas

9) A constituição da Língua Brasileira de Sinais: desdobramentos e perspectivas

10) Políticas públicas de línguas: desdobramentos e perspectivas

 

Modalidades de participação

Cada participante inscrito no XII Encontro do CELSUL terá direito a uma submissão de trabalho nas seguintes modalidades:

- Simpósios (Professores/Pesquisadores/Doutores);

- Painéis (Mestres/Alunos de Mestrado e de Doutorado);

- Pôsteres (Graduados/Alunos de graduação).

 

Normas para submissão de trabalhos

Instruções gerais

  1. Cada participante poderá inscrever-se em uma modalidade, individual ou coautoria. Cada trabalho poderá ter, no máximo, três autores. Será exigida a presença de pelo menos um dos autores para apresentação do trabalho;
  2. O mesmo trabalho não poderá ser submetido para apresentação em mais de uma modalidade ou eixo temático;
  3. Todos os autores e coautores constantes do trabalho deverão realizar inscrição no evento e efetuar o pagamento da inscrição para submissão do trabalho;
  4. As inscrições deverão ser realizadas on-line no site http://celsul2016.ufsm.br. Os participantes deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site do evento e, caso desejem submeter trabalho, devem anexar o resumo salvo em arquivo PDF;
  5. Uma vez aceito o trabalho pelo comitê científico, o participante receberá, no e-mail informado na ficha de inscrição, o aceite;
  6. Não será permitida qualquer alteração nos dias de horários da programação;
  7. Após o recebimento da carta de aceite, o participante deverá fazer o pagamento da inscrição, conforme a modalidade e o período. Não haverá devolução do valor da inscrição caso o participante esteja ausente no dia da sua apresentação;
  8. No eventual caso de o resumo não ser aceito em nenhuma das modalidades de apresentação de trabalhos, o participante estará automaticamente inscrito apenas como ouvinte;
  9. O trabalho na modalidade Pôster, se aprovado, deverá ser confeccionado em seu formato gráfico (banner) contendo: Título (centralizado, em letra maiúscula e negrito), autores e instituição (alinhados à direita); introdução/justificativa, objetivos/proposta de pesquisa, referencial teórico, metodologia/dispositivo de análise, resultados e referências bibliográficas. Atender às medidas de 90 cm de largura por 1 m de altura (Trazer no dia da apresentação);
  10. Serão emitidos certificados individuais pela participação dos inscritos, efetivamente presentes no Simpósio, e pela apresentação dos trabalhos nas modalidades específicas.

 

- Simpósios -

Destinado à submissão de trabalhos de professores universitários, pesquisadores e doutores.

Os simpósios estão vinculados aos eixos temáticos. O número de simpósios será definido em consonância ao número de inscritos em cada eixo temático. Para cada simpósio haverá um coordenador convidado. Cada coordenador será responsável pela seleção dos trabalhos submetidos. Cada simpósio terá até seis participantes, incluindo o coordenador, que terão 15 minutos para expor sua apresentação e cinco minutos para discussão. Os participantes que desejarem submeter trabalho na modalidade simpósio devem submeter resumos com as suas propostas de acordo com as seguintes normas:

Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12.

Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem.

Resumo: escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos. O resumo deve ter entre 500 e 700 palavras. O resumo deve apresentar qual é a proposta de trabalho, de qual perspectiva teórica o trabalho está sendo desenvolvido, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados e referências bibliográficas apresentando os conceitos-chave que serão mobilizados.

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.

Formato do arquivo: PDF

 

 

- Painéis -

Destinado à submissão de trabalhos de mestres, alunos de mestrado e doutorado.

Os painéis estão vinculados aos eixos temáticos. O número de painéis será definido em consonância ao número de inscritos em cada eixo temático. Para cada painel haverá um coordenador convidado. Os Painéis serão organizados por temática e haverá um coordenador. Cada coordenador de Painel será responsável pela seleção dos trabalhos submetidos. Cada painel terá até seis participantes, que terão 10 minutos para apresentar sua pesquisa. Os participantes que desejarem apresentar trabalho na modalidade painel devem submeter resumo seguindo as orientações abaixo:

Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12.

Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem.

Resumo: escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos. O resumo deve ter entre 350 e 500 palavras. O resumo deve apresentar qual é a proposta de trabalho, de qual perspectiva teórica o trabalho está sendo desenvolvido, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados e referências bibliográficas apresentando os conceitos-chave que serão mobilizados.

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.

Formato do arquivo: PDF

 

 

- Pôsteres -

Destinado à submissão de trabalhos de graduados e alunos de graduação.

Os pôsteres estão vinculados aos eixos temáticos e terão um coordenador. Cada coordenador de Sessão de Pôster será responsável pela seleção dos trabalhos submetidos. Cada pôster será visitado por pelo menos um debatedor. Os participantes que desejarem apresentar trabalho na modalidade pôster devem submeter resumo seguindo as orientações abaixo:

Título: Em caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, Tamanho 12.

Nome do(s) autor(es): Uma linha abaixo do título, o(s) nome(s) do(s) autor(es). Entre parênteses, a sigla da instituição de origem.

Resumo: escrito em Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, sem espaçamento entre parágrafos. O resumo deve ter entre 200 e 300 palavras. O resumo deve apresentar qual é a proposta de trabalho, de qual perspectiva teórica o trabalho está sendo desenvolvido, o referencial teórico, a metodologia/dispositivo de análise, os resultados e referências bibliográficas.

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.

Formato do arquivo: PDF

 

Valor das inscrições

  Até 11 de junho de 2016 Até 05 de agosto de 2016
Pesquisador/Doutor R$ 150,00 R$ 300,00
Aluno de Doutorado R$ 100,00 R$ 200,00
Mestre/ Aluno de Mestrado R$ 50,00 R$ 100,00
Graduado/ Aluno de graduação R$ 30,00 R$ 60,00

 

Programação Preliminar

12 de setembro 13 de setembro 14 de setembro
08h 30min – Credenciamento    
09h – Mesa de abertura    

09h 30min – Conferência de abertura

Profª. Dr. Leda Bisol (PUCRS)

9h – Mesa-redonda 9h – Mesa-redonda
10h 30min – Mesa-redonda 11h – Sessão Pôsteres 11h – Sessão de Pôsteres
12h 30min – Almoço 12h – Almoço 12h – Almoço
14h – Simpósios temáticos 14h – Simpósios temáticos 14h – Simpósios temáticos
16h – Pause-café 16h – Pause-café

16h – Conferência de encerramento

Prof. Dr. José Luiz Fiorin (USP)

16h 30min – Painéis 16h 30min – Painéis 17h – Coquetel de encerramento
17h 30min – Lançamento de livros 17h 30min – Assembleia geral  

 

Datas importantes (atenção às novas datas)

1ª Circular Dia 11 de janeiro de 2016
2ª Circular Dia 11 de março de 2016
3ª Circular Dia 11 de maio de 2016
Primeiro período
Inscrições primeiro período De 11 de abril a 11 de maio de 2016
Avaliação dos resumos Até 21 de maio de 2016
Emissão de cartas de aceite do primeiro período Até 30 de maio de 2016
Pagamento primeiro período Até 11 de junho de 2016
Segundo período
Inscrições segundo período De 12 de maio a 30 de junho de 2016
Avaliação dos resumos Até 10 de julho de 2016
Emissão de cartas de aceite do segundo período Até 20 de julho de 2016
Pagamento segundo período Até 05 de agosto de 2016
   
Publicação da Programação Completa Até 30 de agosto de 2016
Inscrições sem apresentação de trabalho De 11 de abril até 05 de agosto de 2016
Realização do evento De 12 a 14 de setembro de 2016

 

Informações

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site do evento: http://celsul2016.ufsm.br

Facebook: CELSUL 2016 - UFSM

 

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Amanda Eloina Scherer (DLCL/UFSM)

Profª. Dr. Caciane Souza de Medeiros (DLCL/UFSM

Profª. Dr. Célia Helena de Pelegrini DellaMéa (DLCL/UFSM)

Profª. Dr. Eliana Rosa Sturza (DLEM/UFSM)

Profª. Dr. Evellyne Patrícia Figueiredo de Sousa Costa (DLCL/UFSM)

Profª. Dr. Larissa Montagner Cervo (DLV/UFSM)

Profª. Dr. Maria Iraci Sousa Costa (DLCL/UFSM)

Profª. Dr. Simone de Mello de Oliveira (DLCL/UFSM)

Profª. Dr. Taís da Silva Martins(DLCL/UFSM)

Profª. Dr. Tatiana Keller (DLV/UFSM)

Profª. Dr. Verli Petri (DLV/UFSM)

Profª. Dr. Zélia Maria Viana Paim (DLCL/UFSM)

 

Comitê de Honra

Prof. Dr. Fábio Luiz Lopes da Silva (UFSC)

Prof. Dr. Carlos Mioto (UFFS)

Prof. Dr. Jorge Campos da Costa (PUCRS)

Profª. Dr. Ana Maria Tramunt Ibaños (PUCRS)

Prof. Dr. José Borges Neto (UFPR)

Profª. Dr. Maria José Gnatta Dalcuche Foltran (UFPR)

Profª. Dr. Izete Lehmkuhl Coelho (UFSC)

Profª. Dr. Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UCPel)

Profª. Dr. Ana Ruth Moresco Miranda (UFPel)

Profª. Dr. Gisela Collischonn (UFRGS)

Prof. Dr. Sergio de Moura Menuzzi (UFRGS)

Profª. Dr. Débora de Carvalho Figueiredo (UFSC)

Profª. Dr. Maria Marta Furlanetto (UNISUL)

Profª. Dr. Aparecida Feola Sella (UNIOESTE)

Prof. Dr. Alexandre Sebastião Ferrari Soares (UNIOESTE)

Prof. Dr. José Simão da Silva Sobrinho (UFU)

Profª. Dr. Cláudia Andrea Rost Snichelotto (UFFS)

 

Comitê Científico

Prof. Dr. Adair Bonini (UFSC)

Prof. Dr. Alexandre Sebastião Ferrari Soares (UNIOESTE)

Profª. Dr. Ana Ruth Moresco Miranda (UFPel)

Profª. Dr. Ana Zandwais (UFRGS)

Profª. Dr. Ana Maria Sthal Zilles (UNISINOS)

Profª. Dr. Aparecida Feola Sella (UNIOESTE)

Prof. Dr. Augusto Buchweitz (PUCRS)

Profª. Dr. Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UCPel)

Prof. Dr. Cléo Vilson Altenhofen (UFRGS)

Profª. Dr. Desirée Motta Roth (UFSM)

Prof. Dr. Fábio José Rauen (UNISUL)

Profª. Dr. Freda Indursky (UFRGS)

Profª. Dr. Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia (UFPR)

Prof. Dr. Heronides de Melo Moura (UFSC)

Profª. Dr. Isabella Ferreira Mozzillo (UFPel)

Prof. Dr. José Borges Neto (UFPR)

Profª. Dr. Leci Borges Barbisan (PUCRS)

Profª. Dr. Leda Bisol (PUCRS)

Profª. Dr. Lígia Negri (UFPR)

Profª. Dr. Márcia Cristina Correa (UFSM)

Profª. Dr. Maria Cleci Venturini (UNICENTRO)

Profª. Dr. Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS)

Profª. Dr. Maria da Glória Corrêa di Fanti (PUCRS)

Profª. Dr. Maria da Graça Krieger (UFRGS/UNISINOS)

Profª. Dr. Maria José Gnatta Dalcuche Foltran (UFPR)

Profª. Dr. Maria Marta Furlanetto (UNISUL)

Profª. Dr. Ronice Muller de Quadros (UFSC)

Profª. Dr. Sara Regina Scotta Cabral (UFSM)

Prof. Dr. Sergio de Moura Menuzzi (UFRGS)

Profª. Dr. Telisa Furlanetto Graeff (UPF)

Prof. Dr. Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)

Profª. Dr. Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA)

 

Diretoria do Biênio 2015-2016

Presidente: Profª. Dr. Amanda Eloina Scherer (DLCL/UFSM)

Vice-Presidente: Profª. Dr. Eliana Rosa Sturza (DLEM/UFSM)

Tesoureira: Profª. Dr. Larissa Montagner Cervo (DLV/UFSM)

Segunda Tesoureira: Profª. Dr. Taís da Silva Martins(DLCL/UFSM)

Secretária Geral: Profª. Dr. Verli Petri (DLV/UFSM)

Secretária Geral (suplente): Profª. Dr. Evellyne Patrícia Figueiredo de Sousa Costa (DLCL/UFSM)


  

 

 

 

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